Salve Maria, caríssimos que estão nos assistindo no canal do Instituto Santo Atanásio aqui no YouTube.
Dando sequência às reflexões de Natal, o episódio de hoje é sobre as portas de Belém, que estavam fechadas porque todas as hospedarias estavam cheias e não tinham lugar para Nossa Senhora. E como não havia lugar para Nossa Senhora, também não havia lugar para Nosso Senhor Jesus. Pois quando rejeitamos Nossa Senhora, também rejeitamos Nosso Senhor Jesus. E como sabemos pela experiência, cada escolha é uma renúncia. Para escolher a Nosso Senhor Jesus, é preciso renunciar ao pecado, dizer não à carne, ao mundo e às tentações do demônio. Não conseguimos renunciar a essas coisas se não tivermos claro o motivo pelo qual estamos escolhendo e dizendo não a esses pecados. Quando escolhemos o pecado, rejeitamos a graça, rejeitamos Nosso Senhor Jesus.
É importante termos clareza do que que estamos escolhendo, e, para termos essa clareza, precisamos da oração. Por isso ela é tão importante. Não adianta fazer penitência se não rezar, porque se não tivermos bem claro o bem que devemos escolher, uma hora haverá desistência, haverá a queda, ficaremos pesados, porque é muita a renúncia que temos que fazer.
Mas quando rezamos, a nossa inteligência é iluminada pela verdade, pelo conhecimento desse grande bem, então fica mais fácil renunciar a todas as tentações da carne, as tentações do mundo, as tentações do demônio.
Portanto, é muito importante rezar, porque existe um custo. Quando rezamos, porém, a nossa inteligência tá iluminada e passa a ficar mais claro esse grande bem que é o Nosso Senhor Jesus. As coisas ficam mais fáceis, fazemo-las com vontade, porque é algo que está muito claro na nossa inteligência.
Por isso que o tempo do advento é um tempo de penitência, mas é um tempo de penitência feliz, porque vamos receber Nosso Senhor Jesus. E a oração permitirá esclarecer para a nossa inteligência esse bem que iremos receber, essa grande graça, esse nosso Salvador que está chegando. E então ficamos alegres, ficamos felizes, não nos custa, não nos pesa, não é algo que nos deixa ressentidos. Na verdade, é uma renúncia bem feliz.
E para podermos dar esse não com alegria, com certeza, com convicção, a oração se faz muito necessária. Por isso é muito conveniente as Novenas de Natal, as reflexões, pois auxiliam na iluminação de nossa inteligência e na fortificação da nossa vontade para fazer essas penitências, para dizer esses nãos que, na verdade, tem um sim dentro dele, que é um sim para Nosso Senhor Jesus, um sim para Nossa Senhora, para que Ele reine em nossas vidas.
Fica então o convite para fortalecermos a nossa vida de oração, a fim de recebermos Nossa Senhora e permitir que Nosso Senhor Jesus reine em nossa vida, e assim, fazermos aquelas escolhas que ressoam nesse mundo como um brado sonoro: Viva Cristo Rei!