Uma virtuosa senhora estava à beira da morte. Ela deixava cinco filhos, e todos de menor idade, mas, sendo cristã e piedosa, fez generosamente a Deus o sacrifício de sua vida. Antes de exalar o último suspiro, fez vir à sua presença os filhinhos e lhes disse:
Meus queridos filhos, eu vou morrer, fazei-me uma promessa. Em lembrança de vossa mãe, honrai sempre as cinco chagas de Jesus Cristo.
Depois, na simplicidade de sua fé, dividiu com eles seu tesouro, deixou aos dois mais velhos as chagas das mãos, aos dois seguintes, as dos pés, e a menor, que se chamava Ursula, recebeu em herança a chaga do Coração. Ela é a que se tornou mais tarde uma das glórias da vida religiosa, e foi canonizada, em 1839, sob o nome de Santa Veronica Giuliani.
Esta santa nos ensina que a resignação nos padecimentos é um dos maiores meios de agradar e unir-se ao Coração de Jesus. Depois de haver padecido grandes angústias, ela recebeu a visita do Salvador, estava Ele todo coberto de chagas, mas ao mesmo tempo, todo resplandecente, porque de cada uma de suas chagas, especialmente das dos pés e das mãos, saiam raios de luz. Na de seu Lado Sagrado havia um diamante magnífico que Ele contemplava com grande complacência, e como ela desejava vivamente saber o que significava este ornamento, Jesus, compreendendo seu desejo, dizia-lhe:
Reconhecestes este precioso diamante?
Respondeu ela:
Não, Senhor, mas penso que alguma alma fiel vos fez presente dele, sofrendo por vosso amor, porque não posso duvidar que esta joia tenha sido tirada do tesouro dos padecimentos.
Tornou então Jesus:
Sabe que é o fruto do contentamento que me fez experimentar tua resignação durante os dias de provação que te visitei, cada ato de aceitação, cada ato de abandono à minha vontade na hora do padecimento, vinha ornar e polir, sobre meu Coração, esta joia que considero agora com tanto prazer.
E dizendo isto, inflamou a santa com tão grande desejo de sofrer, que ela exclamou:
Ó meu Deus, sacrificai-me sobre o altar de vossa cruz, eu me ofereço a vos como vítima.
Uma união intima operou-se desde então entre seu coração e o Coração de Jesus, e ela não quis mais outro tesouro que os desprezos e humilhações.
Trecho do livro Sagrado Coração de Jesus segundo Santo Afonso Maria de Ligório