Nesta terça-feira, dia 17/12/2019, tivemos o encerramento das turmas de Lectio/Arteterapia deste ano. No Instituto Santo Atanásio as atividades vinham ocorrendo desde maio. Estamos gratos por poder auxiliar no desenvolvimento deste trabalho que conseguiu unir a espiritualidade cristã com as técnicas de arteterapia.
Os encontros foram referentes às horas de atuação prática e de pesquisa para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Lincoln Haas Hein para o programa de pós-graduação em Arteterapia, cuja supervisão ficou a cargo da arteterapeuta Rozemar Maria Candido.
O trabalho foi realizado com dois grupos a fim de realizar o projeto terapêutico Recordar a Beleza: aprender a saborear a vida com sabedoria através da Lectio Divina e da Arterapia. O primeiro grupo reunia-se no Santuário do Sagrado Coração de Jesus às segundas-feiras; o outro, às terças feiras, no Instituto Santo Atanásio. Por fim, após mais de 30 encontros, os dois grupos se encontram no Instituto Santo Atanásio para o encerramento das atividades.
Este encontro final iniciou-se com a oração da Antífona do Ó do dia. Depois houve um momento de confraternização com comes e bebes e, por fim, o Lincoln apresentou rapidamente os resultados de cada um após cada etapa do processo arteterapêutico.
A finalidade do trabalho foi desenvolver um processo terapêutico com o uso de técnicas de arteterapia seguindo as etapas do processo de espiritualidade da Lectio Divina: preparação (statio), leitura (lectio), meditação (meditatio), oração (oratio), contemplação (contemplatio). As técnicas arteterapêuticas empregadas foram desde colagem até construção de mandala com giz de cera derretido, passando por argila, bordado e aquarela. Cada etapa/técnica tem o objetivo de trabalhar com certas potências da alma, auxiliando no desenvolvimento da personalidade para uma harmonia de pensamentos e afetos. Deste modo, em etapas, a pessoa vai gradativamente conseguindo, através da beleza, saborear a vida com sabedoria. Vale destacar ainda que os encontros, todavia, não se limitavam à arte. Cantos e meditações também estavam contidos nas estruturas de cada reunião.
Após formado, a intenção do arteterapeuta Lincoln será abrir novos grupos para aplicação e aprimoramento deste método desenvolvido, cuja base teórica contém autores cristãos como Santo Tomás de Aquino, São Boaventura, São João da Cruz, São Francisco de Sales, Josef Pieper, Alfonso López Quintás, entre outros.
Da parte do Instituto Santo Atanásio, recomendamos e agradecemos o trabalho feito pelo Lincoln e estamos à disposição.