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As almas dos bebês abortados vão ao Céu?

As crianças abortadas vão para o céu?
Por Padre Javier Olivera Ravasi

O aborto e o destino dos bebês abortados – Sermão 03/01/2021

1) Contexto do presente sermão:

1. Festa dos Santos Inocentes: 28 de dezembro. Morreram por Cristo. São bem-aventurados no céu e intercedem por nós.

2. Aborto na Argentina, 2020.

3. Nem tudo nos foi revelado: João 16,12: “Tenho ainda muito que dizer, mas vocês não o podem suportar agora”

– Qual é o destino eterno que Deus dá às crianças que morrem sem batismo e, concretamente, àquelas que foram abortadas?

Dois textos que parecem se referir a isso:

Mc 16, 15-16: “E disse-lhes: ‘Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado'”.

João 3,5: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito”

E…

1 Timoteo 2,4: “Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”.

Pois bem: Deus quer que todos os homens se salvem, mas nem todos se salvam…

2) O documento de 2007

No ano de 2007, com Bento XVI sendo ainda Papa, a Comissão Teológica Internacional (CTI), dependente da Congregação para a Doutrina da Fé, publicou um documento assim intitulado: “A Esperança da Salvação para as Crianças que Morrem sem Batismo

O que este documento diz? Que há uma “ausência, no Novo Testamento, de um ensinamento explícito sobre a sorte das crianças mortas sem Batismo”

a. Os Padres Gregos

São Gregorio de Nissa (século IV) foi o único que dedicou uma obra em relação ao tema, na qual diz que “a morte prematura das crianças apenas nascidas não constitui motivo para pressupor que elas sofrerão tormentos” na outra vida.

b. Os Padres latinos

Na Igreja latina, os padres, seguindo a Santo Agostinho, mantém uma posição dura, argumentando que Deus condena aqueles que morrem com pecado, inclusive às crianças que morreram sem o batismo.

c. A Escolástica medieval até os nossos dias: o limbo das crianças

Liderada por Santo Tomás, postula-se que “uma vez que as criança que não alcançaram o uso da razão não cometeram pecados atuais… vão a um lugar onde gozam de uma plena felicidade natural e sem dor alguma, mas não ao Céu” (Santo Tomás de Aquino, beato Duns Scoto).

d. O atual Catecismo

Nº. 1261. “Quanto às crianças que morrem sem Batismo, a Igreja não pode senão confiá-las à misericórdia de Deus, como o faz no rito do respectivo funeral. De fato, a grande misericórdia de Deus, «que quer que todos os homens se salvem» (1 Tm 2, 4), e a ternura de Jesus para com as crianças, que O levou a dizer: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis» (Mc 10, 14), permitem-nos esperar que haja um caminho de salvação para as crianças que morrem sem Batismo

Conclusão do estudo:

Na Igreja Católica grega há um rito fúnebre único para as crianças, batizadas ou não, na qual se pede que as crianças defuntas possam ser acolhidas no seio de Abraão. O novo Missal Romano de 1970, tomando uma tradição que vinha disso, introduziu uma missa funeral pelas crianças não batizadas cujos pais pais desejavam apresentá-las para o Batismo.

Sendo que as orações litúrgicas refletem e dão forma ao sensus fidei da Igreja, donde segue a lex orandi, lex credendi…

Por isso, o documento termina dizendo que “há razões teológicas e litúrgicas para esperar que as crianças que morrem sem Batismo serão salvas e poderão gozar da visão beatífica. Sublinhamos que se trata aqui de razões de esperança na oração mais do que de conhecimento certo. Existem muitas coisas que simplesmente não foram reveladas”.

3) A Virgem de Fátima e uma opinião teológica

a. A Virgem de Fátima pede-nos para rezar por essas almas não batizadas:

Em 13 de julho de 1917, a Virgem Maria disse às crianças de Fátima: Quando recitares o Rosário, direis depois de cada mistério: “Oh meu Jeus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais necessitam de vossa misericórdia”. Esta é a opinião do Padre José M. Iraburu.

As crianças abortadas e as que, sem chegar ao uso da razão, morreram sem batismo, são essas almas necessitadas da misericórdia.

b. Opinião teológica: as crianças que morreram abortadas vão ao Céu

Quando Tomás, o incrédulo, disse a Jesus: “Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos saber o caminho?” Cristo responde-lhe: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,16). Porque Nosso Senhor não é só a Vida, mas também o autor da Vida.

Hoje se mata a vida por ódio a Vida mesma, por esse querer ser como Deus. Por isso, de algum modo, essas crianças abortadas estão sendo mortas, embora inconscientemente, por ódio ao criador e Senhor Nosso, Jesus Cristo, convertendo também elas em outros santos inocentes, como aqueles que foram massacrados por Herodes. Daí que podemos ter a esperança fundada de que já gozam, desde o seio de suas mães, de um batismo de sangue que lhes permite que cheguem ao Céu.

Conclusão:

Que nossa Santa Mãe Maria interceda por nós, especialmente por nossa Pátria [Argentina], que com a aprovação do aborto chegou ao fundo do poço. E que essas crianças abortadas, se é que já estejam no Céu, peçam ao Senhor da Vida para que ressuscitemos de nossa letargia. Amém.

Fonte: Que no te la cuenten

Sobre Padre Javier Olivera Ravasi

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