Enquanto em muitos lugares o significado da festa de Natal vai se perdendo, inclusive na linguagem que diz um simples “Boas Festas”, há outros nos quais criativamente se buscam maneiras de que essa perda não progrida e se recupere o verdadeiro significado do Natal nas famílias e na sociedade.
Às vezes isso é feito com pequenas iniciativas, como a que realizou Dom Krzysztof Włodarczyk, bispo de Bydgoszcz, incorporando à diocese o costume da bênção dos «bambinelli», a figura do Menino Jesus de Belém.
O bispo abençoou na Igreja da Santíssima Trindade de Bydgoszcz centenas de figuras do Menino Jesus, que depois serão colocados nos presépios domésticos. A iniciativa originária da Itália é uma resposta à “comercialização” do Natal.
O costume remonta a Paulo VI, que em 1969 fez a bênção nas figuras trazidas pelas crianças no dia 21 de dezembro daquele ano. A data mais comum para fazê-lo é no IV domingo do Advento. Contudo, os polacos adiantaram para o domingo Gaudete (III domingo do Advento).
Deste modo, as crianças podem começar a preparar um “belém” doméstico: “Cada dia acrescentam mais figuras para que no dia 24 de dezembro – a noite de Natal – seja colocada a mais importante, Jesus”, explica o padre Michael Borowski.
O capelão das crianças e moderador do Movimento Eucarístico Juvenil acrescentou que esta ideia será praticada a partir de agora na diocese de Bydgoszcz.
Por quê? “Porque recentemente, no fim de novembro, podiam ser vistos adornos natalinos na cidade, mas tudo era só uma feira, a ponto de algumas pessoas terem decorado árvores de Natal, mas sem nenhum Jesus no horizonte. Somos contra isso. Iremos voltar às figuras com as quais vamos montando o presépio, para que no dia 24 de dezembro possamos acolher ao Recém Nascido entre nós, em nossas famílias”, afirmou.
Diante do altar, também havia as figuras importantes de José e Maria, e no lugar destinado a Jesus, o logotipo do Movimento Eucarístico Juvenil: “É uma organização dirigida principalmente às crianças, cujo objetivo é ensinar que o Senhor Jesus está presente sobretudo na Eucaristia”, disse o padre Michael Borowski, listando os pilares sobre os quais os membros do movimento devem construir sua vida cotidiana: “Vivei a Missa, lede o Evangelho, amai ao próximo e sede o décimo terceiro Apóstolo. Animo-vos a seguir este caminho”, disse.
Fonte: InfoCatolica