O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná, sob a coordenação da professora Dra. Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, está organizando um Curso de Extensão sobre o tema A Crise do Paradigma Progressista: Análises e Perspectivas. O Instituto Santo Atanásio estará presente na forma de editora (estarão à venda no evento) e de contribuição cultural, pois alguns dos palestrantes são membros e/ou professores do instituto.
Em relação ao objetivo geral, o curso pretende ser um projeto de extensão na forma de curso de curta duração com exposições introdutórias seguidas de debates, com participação livre e aberta a toda a comunidade acadêmica e ao público externo. O intuito do curso é fomentar um debate amplo a respeito das proposições do pensamento progressista e socialista largamente questionadas ou mesmo desacreditadas no contexto atual, com a consequente ascensão de movimentos de reação com forte apelo popular e alto índice de rejeição à dita “agenda progressista”. Numerosas manifestações políticas baseadas em ideias e teorias conservadoras têm ganhado relevo, conquistado milhões de adeptos e alçado ao poder políticos da chamada “direita alternativa” (“alt-right”) em diversos países nos últimos anos. Este fenômeno torna certamente imperativo discutir tal tendência e analisá-la em âmbito acadêmico, o que pretendemos favorecer com esta iniciativa.
Inscrição
O curso, portanto, é aberto e gratuito. As inscrições podem ser realizadas através deste link.
Programação
Segue abaixo o programa do curso:
INTRODUÇÃO AO TEMA
10/08 – Noções introdutórias sobre a problemática do progressismo e seus impactos socioeconômicos mais notórios.
FILOSOFIA
17/08 – A ideia de progresso em Immanuel Kant, Johann Herder e G. K. Chesterton.
EDUCAÇÃO
24/08 – Em que a educação clássica pode contribuir para os dias atuais?
CULTURA E COSTUMES
31/08 – Desilusão e angústia dos millenials: o malogro da revolução cultural-comportamental pós-moderna, seus diversos resultados catastróficos e a urgente reabilitação das virtudes clássicas.
PSICOLOGIA
14/09 – Aporias da psicologia moderna: os problemas e desacertos da tratativa freudiana e pós-freudiana da psique e o inadiável resgate das psicologias patrística, tomista e logoterapêutica como vias de solução.
SEGURANÇA
21/09 – Impunidade e violência: o fracasso das políticas progressistas nas áreas de segurança pública, prevenção e combate ao crime.
ECONOMIA
28/09 – Os entraves de uma economia planificada/dirigida e outras questões pertinentes postas pela Escola Austríaca.
GEOPOLÍTICA
05/10 – Ascensão da alt-right pelo mundo e suas condições de possibilidade e êxito na conjuntura internacional.
HISTÓRIA E PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
19/10 – Uma nova mudança de época: breve histórico dos métodos progressistas de conquista e manutenção do poder – da violência revolucionária ao discurso politicamente correto – e as possibilidades de reinvenção para a práxis política após a desagregação da luta proletária e o previsível ocaso da estratégia de guerra cultural.
Em suma, é um curso de extensão multidisciplinar gratuito que abordará temas polêmicos que estão em alta no debate internacional, com aulas aos sábados à tarde de agosto a outubro (exceto feriados) e que oferecerá certificado da UFPR aos participantes!