Conteúdo do Artigo

Últimos Artigos

Aulas de Filosofia Tomista no Advento: O Menino Jesus
Santo Tomás de Aquino - Puer Iesus (O Menino Jesus)
ECHAVARRÍA, M. F. Pessoa e personalidade. Da psicologia contemporânea da personalidade à metafísica tomista da pessoa (2010)
Os setes pecados contra o Espírito Santo: Uma tragédia sinodal
O Caminho da Perdição e os sinais que o acompanham

Categorias

Colunas

Aulas/Vídeos Recentes

A Espanha confessionalmente católica era tão ruim?

General Franco, quem governou a Espanha de 1936 a 1973
Por Padre Ildefonso de Asís

A última etapa histórica na qual a Espanha estava configurada legalmente como estado confessional católico se estendeu desde a derrota do comunismo em 1939 até o advento da democracia liberal em 1976. Durante quase quatro décadas, a confessionalidade estatal era um obstáculo jurídico a qualquer lei contrária à lei natura e/ou lei divina. Além disso, estava estabelecido uma moral pública que, sem impor coercitivamente a pratica religiosa, protegia o tecido social de todo costume contrário à decência, família, matrimônio, e todas aquelas realidades éticas e sociológicas que mantinham a identidade cristã de uma nação. É claro que, como nada neste muito é perfeito, já que só a sociedade celestial o é, haviam erros e defeitos que seria de muito pouco rigor não reconhecer, como, por exemplo, a falta de autenticidade daqueles católicos que priorizavam o político sobre o religioso em suas vidas, ou a incoerência de outros que mostravam uma religiosidade só formal, ou a tentação de uma vida cristã fácil e sem esforço ascético.

Isso que dissemos sobre a parte, digamos, negativa, é aproveitado ou, quase poderia dizer, exprimido, não tanto pelos inimigos da fé senão por todo aqueles fenômenos que surgem à luz do Concílio Vaticano II, que são a maioria dos movimentos laicais, os quais adquiriram bastante força desde a década de sessenta. Surge como um raio cegante o argumento de um novo e grande horizonte para a Igreja:

ISA CURSO: A Educação Cristã
  • Acaba-se, por fim, a concepção confessional de traço medieval e origem constantina;
  • O sacerdócio e a vida religiosa são progressivamente eclipsados pela exaltação do secular;
  • É o fim de uma moral social falsa que amordaçou a autêntica evangelização.

Os novos movimentos laicais proclamam uma nova primavera para a Igreja, sobretudo em tempo de João Paulo II: lotam-se os estádios, eventos com multidões, massivas concentrações de jovens em Roma e em outros lugares de todo o orbe… E em tudo isso (obviamente com toda sua carga positiva, já que o Espírito sopra onde quer) sempre a cansativa crítica contra o anterior: a superação de um catolicismo antiquado e superficial, imaturo e vazio de conteúdo. Eu chamaria isso de “felizes anos oitenta”, e creio que pode ser aplicado não somente à Espanha, mas também a nações com contextos historicamente parecidos, como Itália e Irlanda, e também a pátrias da América Latina.

Várias décadas se passaram, entre 40 e 50 anos, e com humildade deveríamos perguntar-nos: era tão ruim a época anterior?; ou então fazer um exame de consciência e considerar a contundente realidade dos dados (que não mentem):

  • A moral pública desapareceu completamente. Não há sentido de pecado nem de responsabilidade pessoal.
  • O ambiente ideológico é de relativismo puro e de concepção sentimental da vida. O que sentimos supera ao que somos.
  • A observância sacramental sob mínimos nunca vividos. Os seminários cada vez mais vazios e as ordens religiosas desaparecem (na Espanha, em média se fecha um convento a cada semana enquanto, talvez, se abre um novo a cada ano).
  • Surge a dita sacramentalização sociológica: os sacramentos, em sua maioria, tornam-se apenas motivo de celebração profana.

Mas, claro: aqueles que continuam fiéis nos movimentos laicais dirão que ELES são agora mais coerentes na vivência de sua fé. E como em muitos casos, não enxergando para mais além de sua própria experiência pessoal, creem ingenuamente que ELES representam a realidade. Então persistem em sua obstinada crítica à concepção anterior.

Poder-se-ia dizer que ANTES havia uma grande maioria que vivia a fé católica em termos mínimos; sim, de acordo. Mas AGORA se poderia dizer que há uma minoria, muito minoritária, que vive uma fé de “máximos” e que, ao olhar para o lado, constata uma imensa maioria que, simplesmente, vive sem fé. De verdade, isto é melhor?

É melhor construir uma evangelização de elitistas minoritários que aspiram a uma santidade enquanto uma grande maioria definha sem quase nenhuma fé?

ISA CURSO: A Educação Cristã

Não era melhor uma situação social onde, apesar do risco de acomodação, era protegida a fé de uma significativa maioria?

E digo mais: Onde estão HOJE as multidões que lotavam os estádios e/ou os eventos de massa daqueles anos oitenta que pareciam que iam mudar o mundo?

Creio que este breve artigo é capaz de nos fazer refletir.

Fonte: Adelante la Fé

Sobre Padre Ildefonso de Asís

Sacerdote tradicional sem complexos e com cheio de pastor.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Seja Membro Patrocinador

Cursos Exclusivos | Acesso a Artigos Restritos |
eBook/Leitura (Em breve) | Desconto na Loja

Assinatura Anual:
R$ 119,90
(R$ 10,00 por mês)

Assinatura Semestral:
R$ 89,90
(R$ 15,00 por mês)

Picture of Santo Atanasio

Santo Atanasio

Instituto Santo Atanásio (Curitiba - PR). Associação de leigos católicos que tem por objetivo promover a Fé e a Cultura Católica na sociedade.
Todos os posts do autor
São Bonifácio derruba o carvalho cultuado pelos pagãos. Exemplo de Amizade Social
Refutação ao Terço da Amizade Social – Mistérios Gloriosos
Encerrando a série “Refutação ao Terço da Amizade Social” criado pela CNBB na Campanha da...
Guilherme Freire - As Fontes do Liberalismo e do Socialismo
As Fontes do Liberalismo e do Socialismo
Nesta palestra, o Prof. Guilherme Freire mostra as raízes filosóficas do Liberalismo e do Socialismo...
Exortação Pós-sinodal Querida Amazônia
Comentários à Exortação Pós-Sinodal "Querida Amazônia" do Papa Francisco
Foi publicada hoje a Exortação Apostólica “Querida Amazônia”, onde o Papa Francisco faz suas...
Missa Tridentina rezada no monte ao ar livre
Motu proprio Traditionis Custodes: uma reflexão (amarga) para começar a reabsorver o choque
Embora fossem esperados, e graças à antecipação feita pela própria Messa in Latino (ver aqui e aqui),...
STF e ADO26
Está aberta a porteira para a perseguição religiosa no Brasil
Etimologicamente a palavra discriminação significa o ato de fazer uma distinção a favor ou contra uma...

Comentários

Deixe um comentário

Search

Últimos ISA Cursos

I Seminário de Psicologia Tomista do Instituto Santo Atanásio
Curso - A Mística do Templo na Espiritualidade Beneditina
Curso Mistagogia Cristã - Instituto Santo Atanásio - ISA MEMBROS
ISA-Notícias-&-Lives-2024
ISA-Palestras-2024
Carrinho de compras