2º Comunicado da Arquidiocese de Curitiba:
Diante da difusão exponencial do vírus COVID – 19, em ritmo mais acelerado do que os conhecidos em outros países, e a consequente pandemia em pleno movimento, elevando em muito os riscos de contaminação, consideramos mais acertado reavaliar as determinações dos últimos dias e optar por caminhos que favoreçam ainda mais as disposições preventivas. Segue, pois, que:
- As Celebrações Eucarísticas, ou quaisquer outras, bem como eventos religiosos de qualquer ordem, não sejam realizadas nem mesmo para pequenas aglomerações. Com isso se quer proteger melhor a saúde dos padres, dos membros das equipes litúrgicas e da comunidade.
- Todavia, não se trata de “não celebrar”. É dever precípuo de todo o presbítero ou bispo orar por seu povo. Muito mais o é nestes dias tão fortemente marcados por incertezas e temores.
- Portanto recomenda-se vivamente que os presbíteros celebrem diariamente a Santa Missa na intenção do povo de Deus, em especial pelos doentes. Nas casas intensifiquem-se os momentos de oração. Em muitos casos estes dias podem proporcionar momentos de comunhão ainda desconhecidos.
- Na medida do possível queiram franquear as celebrações aos seus paroquianos pelos meios virtuais ou outros. É muito importante que as comunidades sintam a proximidade dos seus pastores.
- Por razões humanitárias, enquanto durar esta grave situação, os fiéis da Arquidiocese de Curitiba estão desobrigados do cumprimento do preceito de participar da missa aos Domingos e dias de Festa (Código de Direito Canônico, cân. 87).
- Exortamos enfaticamente a todos a seguir as orientações das autoridade sanitárias em relação à prevenção e aos cuidados que devem ser observados enquanto perdurar esta pandemia.
Mantenhamo-nos orantes, rogando com fervor a intercessão de São José para que seja alcançado o controle desta pandemia.
Curitiba, 19 de março de 2020
1º Comunicado (somente com os itens que não foram revogados pelo 2º comunicado)
Ante o Decreto 4230, exarado pelo senhor Governador do Estado do Paraná, publicado no dia 16 de março de 2020, que “dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública…” decorrente do Coronavírus – COVID – 19, mas também nas sendas de autoridades médicas, bem como seguindo orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e em comunhão com outras (Arqui)Dioceses, fica determinado também para a Arquidiocese de Curitiba, a partir da presente data, o que segue:
- Ficam suspensas até nova determinação os programas e atividades da Catequese. O mesmo vale para encontros de evangelização, outras atividades pastorais ou de promoções sociais patrocinados por paróquias e outras instituições eclesiais.
- Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística devem evitar a visitação às casas de idosos e/ou doentes. Porém os padres, ante solicitação, não deixem de levar e administrar a Unção dos Enfermos a qualquer doente grave. Todavia, tomem em apreço as mais cuidadosas cautelas.
- Também as celebrações do Sacramento da Reconciliação, que nos tempos de Quaresma se realizam em forma cooperada entre os padres (“mutirões”), devem seguir outro esquema. É mais prudente atender em horários estendidos e diversificados na própria paróquia.
- Aos “grupos de famílias”, que nos períodos de Quaresma se reúnem nas casas para se preparar para a Páscoa, recomenda-se que cada família o faça em sua própria casa. Mas não deixe de rezar. A humanidade precisa muito.
- Promovam-se nas celebrações comunitárias possíveis, mas também, servindo-se de todos os meios de contatos entre as pessoas de sua comunidade, intensas campanhas de oração para que possa a família humana suplantar esta pandemia. Há testemunhos da história a atestar que as preces de um povo orante alcançam as bênçãos de um Deus providente.
- Sobre a Semana Santa aguarde-se a oportunidade de novas orientações.
Fazemos parte de uma sociedade cujos deveres de cidadania nos interpelam a escolhas e comportamentos coerentes com os valores do bem comum e da fraternidade inerente à fé que professamos. Além do mais estamos todos nós obrigados ao cumprimento das normas governamentais.
Curitiba, 17 de março de 2020
Fonte: Arquidiocese de Curitiba
– COVID-19: Comunicado de orientações aos padres e fiéis da Arquidiocese de Curitiba [17/03/2020]
– Atualização das determinações frente ao COVID-19: Comunicado aos padres e fiéis da Arquidiocese de Curitiba [19/03/2020]