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Fiducia supplicans: Caixa de Pandora?

Tucho Fernandez abrindo a caixa de pandora
Por Padre Ildefonso de Asís

A principal defesa que se vem fazendo, teologicamente, da declaração “Fiducia Supplicans” por parte dos teólogos progressistas e/ou dos chamados “conservadores” (ou seja, os que acima de tudo querem conservar as aspirações da carreira eclesiástica) baseia-se na “diferença” da bênção com rito litúrgico próprio da chamada bênção espontânea ou de utilidade pastoral. Mas poucos parecem perceber o grande perigo que esta distinção criará a médio prazo, ou talvez a curto, ao assentar um gravíssimo precedente para a própria vida sacramental da Igreja.

Através deste breve artigo, farei um exercício de “teologia ficção” para advertir das consequências futuras que esta distinção com tanta sutileza pretende impor.

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Assim, de modo semelhante, resultaria no futuro:

1) Distinção entre celebração de matrimônio sacramental de matrimônio “sem rito mas de utilidade pastoral” entre pessoas do mesmo sexo e/ou pessoas já casadas pela Igreja e divorciadas, ou simplesmente amasiadas.

2) Acesso ao diaconato de mulheres já que se distinguiria o diaconato como primeiro grau do sacramento de outro diaconato em vista à utilidade pastoral.

3) A partir do ponto anterior, o acesso das mulheres ao sacerdócio, e ao episcopado, já terá seu caminho aberto. Haveria bispos e sacerdotes ordenados e outro(as) de caráter só pastoral.

4) Também se poderia distinguir o acesso ao perdão dos pecados desde a confissão sacramental, dando-se outra confissão, digamos, pastoral, aos que sem estarem arrependidos nem terem propósito de emenda pretendem receber o perdão.

5) Poderia dar-se também outro tipo de comunhão. Não me refiro à comunhão espiritual, mas a uma comunhão onde não será preciso o estado de Graça para recebê-la. Seria como uma “comunhão de tipo pastoral”.

6) A própria Santa Missa pode dividir-se em duas opções: a sacramental e outra onde só será mediado o encontro fraterno, sem consagração, que bastará para cumprir o preceito mandado pela Igreja.

É bem possível que muitos leitores creiam que os pontos 4, 5 e 6 já estejam ocorrendo de fato no seio da Igreja, mas a intenção destas palavras não é fazer um debate crítico sobre o novus ordo (seria tema de outro artigo), mas chamar a atenção sobre o efeito próximo que pode dar-se na Igreja ao admitir este precedente de distinção entre o propriamente litúrgico e o propriamente pastoral. Não deixa de ser um conceito filo-protestante o fato de abstrair os sacramento da vida cristã e/ou transformá-los em realidades diferentes de sua verdadeira e única origem que reside em Jesus Cristo.

Fonte: Adelante la Fé

Sobre Padre Ildefonso de Asís

Sacerdote tradicional sem complexos e com cheio de pastor.

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