Conteúdo Restrito a
Membros Patrocinadores

Assine nosso plano semestral ou anual para ter acesso aos benefícios da Plataforma ISA Membros

Últimos Artigos para Membros

SELIGMANN, Z. São Francisco de Sales e a Saúde Mental (2023)
PALET, M. Os ataques atuais contra o matrimônio e a família (2011)
ECHAVARRÍA, M. F. O Caráter Patógeno da Cultura Contemporânea (2015)
PALET, M. O Sistema Preventivo de São João Bosco e a Educação na Família (2011)
SANTO TOMÁS DE AQUINO - Puer Iesus (O Menino Jesus)

Últimos Artigos do ISA Blog

A "primavera" conciliar da Igreja é uma miragem
Proibido proibir no Dicastério para a Doutrina da Fé
Ecologia Integral na veia: Análise da fala do Bispo de Mogi das Cruzes
São José, modelo de virilidade
"Queremos padres que nos digam o que não queremos escutar!"

Categorias

Últimos Cursos

LAUAND, L. J. O pecado capital da acídia na análise de Tomás de Aquino (2004)

A acídia é interpretada por uma mulher fútil, que segura um travesseiro na mão enquanto um demônio penteia seus cabelos; ela está sentada inerte, quase caída, nas costas de um burro, animal que é o símbolo proverbial da preguiça e da resistência recalcitrante a todo estresse.
A acídia é interpretada por uma mulher fútil, que segura um travesseiro na mão enquanto um demônio penteia seus cabelos; ela está sentada inerte, quase caída, nas costas de um burro, animal que é o símbolo proverbial da preguiça e da resistência recalcitrante a todo estresse (Imagem presente na Capela de San Ferreolo)
Fonte/Source:

Notas da conferência proferida no Seminário Internacional “Os Pecados Capitais na Idade Média”, http://www.pecapi.com.br/ –
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul, setembro de 2004. Fonte: Editora Mandruvá

Sumário/Tópicos abordados:

Um apelo ao imaginário | Preguiça ou acídia? | Nota sobre linguagem e educação moral | Os pecados capitais: uma elaboração de pensamento sobre experiências | A palavra acídia na obra de Tomás | Acídia, Depressão & Cia. Alma e corpo. | A tristeza existencial – o transtorno bipolar | Psicose Maníaco-Depressiva | A acídia, tristeza em relação aos bens interiores | A acídia tematicamente tratada em II-II, 35 (e em De Malo, 11) | Acídia e suas filhas, hoje.

O pecado capital da acídia na análise de Tomás de Aquino

Um apelo ao imaginárioA sesquimilenar idéia de pensar as forças da auto-destruição em sete pecados capitais continua exercendo irresistível atração sobre o homem contemporâneo. Trata-se, sem dúvida, de uma idéia genial: a organização de dezenas de vícios em torno de uns poucos eixos, que, uma vez consolidados em sete, apresentam o atrativo adicional que esse número produz sobre a imaginação.Ainda hoje, mesmo aqueles que não sabem sequer enumerar os sete vícios capitais clássicos, empregam a mesma estrutura de pensamento para diversos outros campos: uma simples busca no Google[1] revela que há, em nosso meio, dezenas de páginas da Internet falando […]

Seja Membro
Patrocinador

Tenha acesso aos benefícios da plataforma ISA Membros

Carrinho de compras