Quando roubam as mudas, não podemos ficar calados. O episódio ocorreu em Capivari de Baixo – SC. Segue a matéria do Diário do Sul:
Um furto inusitado chamou a atenção em Capivari de Baixo [Santa Catarina] ontem. Mudas que tinham sido plantadas na gruta de Nossa Senhora da Saúde, durante o último fim de semana, foram arrancadas e levadas embora.
Assim que soube do crime, o padre José Eduardo Bittencourt, da paróquia São João Batista, postou um depoimento nas redes sociais comentando a situação e criticando a ação dos bandidos.
Segundo o padre, ainda no sábado, foram plantadas cerca de 350 mudas, em uma parceria com voluntários e a prefeitura do município, para comemorar o dia da padroeira da gruta. “No domingo, tivemos a festa de Nossa Senhora da Saúde aqui na gruta, realizada dentro das normas para evitar a propagação da covid-19. Nessa terça, viemos regar as plantas e já notamos a falta de muitas delas. É muito triste isso”, relatou o pároco.
“A pessoa é incapaz de vir ajudar, mas é capaz de entrar aqui para roubar plantas da casa de Nossa Senhora, lamentável. E nós continuaremos plantando. As mãos que plantam, a pessoa cresce. As mãos que roubam, Deus sabe. E nós continuaremos aqui a cuidar desse pedacinho do céu”, encerra padre José Eduardo no vídeo.
Em conversa com o DS, o padre explicou que a gruta não tem porteira “e todo mundo é um pouco dono” dali. “A missão de cuidar da gruta não é só da igreja, é de todos, até porque já temos poucos pontos turísticos aqui”, conta. Neste sábado, um novo mutirão deverá ser feito para replantar as mudas. O padre também informou que eles optaram por não registrar um boletim de ocorrência.