Muitas são as ordenações de uma família que centra a sua vida em Deus e na única e verdadeira Igreja de Cristo, a igreja Católica Apostólica Romana. A família católica precisa estar atenta no seu dia-a-dia durante todas as agitações que são geradas pelas obrigações de estado que o mundo exige. Para isso é preciso cuidar do engajamento da vida espiritual e o saudoso Padre Geraldo Pires de Souza deixa bons conselhos quanto a esse cuidado:
Igrejas de Deus [na família católica]
Igreja doméstica chama-se a casa de família em certo escritor. Nela os pais são os sacerdotes e os filhos, os fiéis. Não pode, portanto, faltar em tua
casa, leitora, uma liturgia formada por hábitos religiosos. Uns se referem à casa material e outros aos seus habitantes.
A casa de família – deve ser benzida e nela entronizado o quadro do Sagrado Coração de Jesus. Está escrito que ricas bênçãos Deus derramará sobre a casa e seus habitantes, sempre que isso se der. Pelos quartos, à cabeceira das camas, haverá um quadro de santo, um Crucificado. Aqui te dou o conselho de procurares antes poucos, mas belos quadros ou imagens, do que muitos e feios.
No horário da casa – haverá tempo marcado para as orações da manhã e da noite. Que belo costume esse de se unir a família perante o oratório da família e aí rezar pelos presentes e ausentes!
Nos dias da semana – o domingo tem lugar de honra. É dia sagrado, dedicado primeiro à oração e à Missa e somente depois aos divertimentos inocentes. É também dia respeitado, até nos trajes festivos da família. O mesmo se dá com os dias de festa religiosa.
No aniversário dos batizados, das primeiras comunhões, a família faz questão de agradecer a Deus as graças que esses dias trouxeram.
As devoções da família – Se o pai já trouxe algumas de seu tempo de moço, ou se na tua mocidade praticava algumas, continua com elas na casa. Sobretudo a devoção a Nossa Senhora não pode faltar, em caso algum. Pois é garantia de salvação eterna e fonte de muita bênção material. Mas, não o esqueças nunca, a primeira devoção cristã é a Santa Eucaristia. Amor a nosso Senhor Sacramentado – pela assistência à Santa Missa – deve ser precioso patrimônio de todo lar cristão.
Fidelidade à fé – O cristão à recebeu dos pais e deve deixá-la aos filhos. Do contrário, os privaria da herança mais preciosa na vida. Tudo deve ser feito para conservá-la em ti e nos teus. Para isso é preciso praticar a oração, fugir dos livros maus e procurar os bons. Sobretudo é necessário viver de acordo com aquilo que se crê.
Combaterás energicamente as superstições que tanto prejudicam a fé e ofendem a Deus. Se algum dos teus se afastar da fé, não descanses nas tuas orações e sacrifícios para convertê-lo. Cedo ou tarde o conseguirás…
Fonte: As três chamas do lar – Pe. Geraldo Pires de Souza