O voto católico de terça-feira se inclinou majoritariamente pelo ex-presidente Donald Trump, tanto em nível nacional quanto nos estados chave, nas eleições presidenciais de 2024, segundo as pesquisas boca de urna. Os protestantes também optaram pelo candidato republicano, inclusive em maior porcentagem que os católicos. No sentido oposto, o apoio dos judeus a Kamala Harris foi de 79%.
De acordo com a pesquisa boca de urna de The Washington Post, Trump ganhou o voto católico nacional com uma vantagem de 15 pontos: 56% contra 41%. Isto representa uma vitória muito maior entre votantes católicos em comparação com as mesmas pesquisas feitas em 2020, onde mostraram Trump em desvantagem de apenas 5 pontos sobre o presidente Joe Biden: 52% contra 47%.
A mudança representa uma oscilação de 10 pontos a favor de Trump em 4 anos. Nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2020, aproximadamente 52% dos votantes católicos apoiaram Joe Biden, enquanto que em torno de 47% respaldaram Donald Trump. E nas eleições de 2016, Donald Trump obteve aproximadamente 52% do voto católico, enquanto Hillary Clinton recebeu em torno de 45%.
A pesquisa do Washington Post também descobriu que 69% dos votantes que creem que o aborto deveria ser legal em todos ou na maioria dos casos votaram por Harris, tendo Trump conseguido obter o apoio de 28% dos votantes com essa mesma posição.
Trump também foi votado por 90% dos votantes que creem que o aborto deveria ser ilegal em todos ou na maioria dos casos, enquanto Harris obteve 9% dos votantes com esta opinião.
A pesquisa também mostra o voto a ambos os candidatos segundo o âmbito religioso:
- Católicos (22% dos votantes): Trump obteve 56% de votos frente a 41% para Harris.
- Protestantes/Otros cristãos (42% dos votantes): Trump lidera com 62%, enquanto Harris recebe 37%.
- Judeus (2% dos votantes): Harris tem uma ampla votação, 79% contra 21% de Trump.
- Outros (10% dos votantes): Harris obtém 60% de votos, enquanto Trump recebe 33%, sendo que os 7% restantes votaram em outros candidatos.
- Nenhuma filiação religiosa (24% dos votantes): Harris lidera com 72%, enquanto Trump recebe 25%, e os 3% restantes votaram em outros candidatos.
Uma pesquisa boca de urna da Associated Press VoteCast mostrou que Trump liderava entre os votantes católicos, mas com uma vantagem menor: 7% em comparação com a pesquisa de The Washington Post. Segundo esta pesquisa, Trump obteve 52% do voto católico, contra 45% de Harris.
Católicos abortistas como Joe Biden
Contudo, a pesquisa também revelou que 46% dos votantes católicos confiavam mais em Harris em relação às políticas sobre o aborto, enquanto que somente 36% confiavam mais em Trump quanto a este tema. Aproximadamente 10% não confiavam em nenhum dos dois e 6% confiavam em ambos.
Segundo esta pesquisa, 61% dos votantes católicos opinavam que o aborto deveria ser legal em todos ou na maioria dos casos, enquanto somente 38% cria que deveria ser ilegal em todos ou na maioria dos casos. Descobriu, ademais, que os votantes católicos estavam divididos em relação à legalização do aborto depois de 15 semanas de gravidez, com 49% a favor de tal lei e 49% contra.
A pesquisa também revelou que os votantes católicos confiavam mais em Trump do que em Harris na matéria de imigração, com uma vantagem significativa de 25 pontos, 57% contra 32%. No mesmo sentido, descobriu que os católicos confiavam mais em Trump na economia, com uma vantagem de 19 ponto, 55% contra 36%.
Segundo a pesquisa, 59% dos católicos estavam preocupados de Harris ser demasiadamente extrema, e 58% sentiam a mesma coisa a respeito de Trump. Aproximadamente 73% dos votantes católicos afirmaram que votavam principalmente para apoiar o seu candidato, enquanto 27% disseram que votavam principalmente para fazer oposição ao outro candidato.
Isso mostra que Trump superou significativamente as pesquisas prévias entre os católicos. Uma pesquisa realizada por Pew em setembro mostra que o ex-presidente tinha uma vantagem de apenas 5% sobre a vice-presidente, 52% contra 47%.
Nos 10 estados chave pesquisados pela NBC, os votantes católicos optaram por Trump com uma vantagem de 15 pontos, outorgando 56% do voto ao ex-presidente e somente 41% à vice-presidente Kamala Harris.
A vantagem de Trump foi ligeiramente maior entre os católicos brancos, com 60% apoiando o ex-presidente e 35% respaldando a Harris.
Segundo a pesquisa, os católicos representaram 22% dos votantes nesses estados, enquanto os católicos brancos representaram 15% dos votantes.
Os estados inclusos na pesquisa da NBC foram Arizona, Florida, Georgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Ohio, Pensilvania, Texas e Wisconsin.
Fonte: InfoCatólica