Entre os principais reflexos da pandemia de Covid-19 no Dia de Finados, que ocorre na próxima segunda-feira (2), está a proibição das celebrações religiosas nos cemitérios municipais de Curitiba. A tradicional missa em frente ao cemitério do Água Verde, por exemplo, não ocorrerá esse ano. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Curitiba à Rádio CBN.
A diretora do Departamento de Serviços Especiais da Prefeitura de Curitiba, Clarissa Grassi, ressalta que a decisão foi tomada porque a administração municipal não conseguiria controlar o fluxo de pessoas nesses eventos.
A limpeza e reformas nos túmulos podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (30). É necessário fazer um pedido via ordem de serviço junto a administração do cemitério.
Clarrisa Grassi destaca que a manutenção dos túmulos ocorre de maneira especial em função do racionamento de água, por causa da estiagem.
A diretora do Departamento de Serviços Especiais reforça os cuidados em relação ao novo coronavírus. A orientação é que as pessoas busquem datas alternativas e que idosos e crianças permaneçam em isolamento social.
O Dia de Finados também movimenta o setor de venda e produção de flores. Bruno Esperança é diretor de uma floricultura em Curitiba. Ele conta que este foi um ano diferente, em razão da pandemia, por isso, a estratégia para a data precisou ser modificada.
Os cemitérios de Curitiba vão funcionar no sábado (31) e no domingo (1º) das 9h às 18h e na segunda-feira (2) das 7h às 18h. A Guarda Municipal vai auxiliar na fiscalização para evitar aglomerações.
Fonte: CBN Curitiba – Repórter: Francielly Azevedo