Segue a transição do pronunciamento do Padre Bráulio logo abaixo ao vídeo publicado pelo Centro Dom Bosco.
Pronunciamento do Padre Bráulio Maria
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Para sempre seja louvado, nossa mãe Maria Santíssima e nosso pai Santo Afonso.Caríssimo fiel ou amigo deste Apostolado Tradicional São José,
Nesta quaresma em que recordamos o jejum de Nosso Senhor no deserto, também nós como apostolado, nos encontramos em um deserto. Isso porque no início do mês de fevereiro fomos surpreendidos pela decisão do Provincial Redentorista desta localidade de requerer a capela São José apenas com o propósito declarado de interromper as atividades deste Apostolado. Essa decisão foi tomada de maneira unilateral, sem considerar a nossa história de oito anos aqui e os frutos para a Igreja, para a sociedade, que deste Apostolado surgiram.
De tudo que vem acontecendo conosco nesses últimos 30 dias, o que mais me impressiona é a frieza, a falta de caridade em desalojar os fiéis e suas famílias sem a mínima preocupação com as pessoas e a sua situação. Em nossos dias, enquanto tantos deixam a verdadeira Igreja para migrarem para as seitas e ao ateísmo prático, uma Igreja em declínio numérico como se encontra a nossa, por meio de seus hierarcas, se acha no direito de despejar fiéis piedosos de um lugar que eles cuidaram com carinho, pois o encontraram abandonado. E isso não se faz nem com um cachorro.
Por não admitirem nosso modo de viver a Fé Católica, nos ignoraram. Seria muito difícil para eles, que dedicaram sua vida ao “novo jeito de ser Igreja”, ver que o jeito de sempre continua vivo e eficaz, que os casais estão mais abertos à vida, a terem filhos, há inúmeros batizados e casamentos, conversões, os jovens se dão em namoro de um modo mais de quem quer acertar ao chegar ao matrimônio. Então a maneira mais simples foi a menos cristã possível: Vamos fingir que aquele grupo de fiéis não são pessoas, não tem sentimento, não tem filhos, nem precisam abrigar-se para se recolher, rezar e cultuar o verdadeiro Deus na Santa Missa. Vamos tirar deles o seu pastor que, apesar de ignorante e pecador, usa seu cajado para bater nos lobos e se debruça sobre as ovelhas, porque as ama. Muito pertinente seria citar aqui São Mateus. Então Nosso Senhor disse aos discípulos: Esta noite serei uma uma pedra de tropeço para todos vocês, porque está escrito: ‘ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas'”. “Percussiam pastorem et dispergentur oves gregis“.
O mais curioso é, diante desta situação toda, considerar o tema proposto pela Campanha da Fraternidade para meditação durante esta quaresma: “Fraternidade e Amizade Social”. Por que não a amizade social para conosco? O que fizemos para merecer tanta frieza? Mas não se preocupem, as disposições da Divina Providência são inequívocas. Iremos entregar a Capela, eu seguirei o meu caminho, e Deus há de conduzir toda esta situação para encontrarmos o bem, a maior glória de Deus e a salvação das almas.
Peço que você reze por nós, para que Deus nos ilumine o melhor caminho que nós.
Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós.
Glorioso São José, rogai por nós.
São Miguel Arcanjo, nosso protetor, rogai por nós e defendei-nos.
Sobre o Apostolado do Padre Bráulio
O site Templário de Maria nos traz o seguinte relato:
Sou aqui de Goiânia. Já assisti a algumas das Santas Missas celebradas pelo Rvdo. Pe. Bráulio Maria, na Capela São José. Ela é mais antiga que Goiânia, pois antes pertencia a um pequeno vilarejo – Campininha das Flôres – onde hoje está a capital de Goiás. É tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural.
Há tempos o Rvdo. Pe. Bráulio Maria vem procedendo as celebrações das Santas Missas, realizando Batizados, Catequese, 1ªs Comunhões, Matrimônios e atendendo Confissões segundo a Tradição Milenar da Santa Igreja, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
As Santas Missas são celebradas no Rito Tridentino. O Sacerdote reza em latim e os fiéis respondem também em latim… e com a participação de muitos jovens. Também no coro o Canto Gregoriano é em latim e cantado por jovens em sua maioria.
Na entrada existe uma prateleira com véus brancos (p/ as mulheres solteiras) e véus pretos (p/ as mulheres casadas). Todas elas se vestem com recato e ensinam a seus filhos a bem se comportarem dentro da Igreja. Os homens também se vestem de acordo com a importância da presença de Deus ali, e acompanham toda a celebração junto às suas famílias.
Somente a leitura da passagem do Evangelho e a Homilia são feitas em português. O ambiente é de total reverência e respeito à presença de Deus. A Hóstia Consagrada, no Sacrário, no centro do Altar Mor, é para onde todos ficam voltados. Com certeza é um ambiente direcionado para conduzir as almas a Deus. Na área metropolitana de Goiânia (uns 2 milhões de habitantes) somente nessa Capela procede-se dessa forma e graças ao profícuo trabalho evangelizador do Rvdo. Pe. Bráulio Maria, um raro redentorista fiel ao ideal do fundador, Santo Afonso de Ligório.
Na vizinha Diocese de Anápolis (uns 50 km a nordeste) existem mais alguns sacerdotes fiéis à Tradição da Igreja, devido ao trabalho eficaz do bispo anterior, Dom Manoel Pestana (o atual é progressista). Lá pode-se optar por uns 4 lugares para se participar dos Sacramentos e da Catequese conforme a Tradição. Mas, em Goiânia não. Desalojados da Capela São José pelos redentoristas progressistas que imperam por aqui, o Rvdo. Pe. Bráulio e os fiéis leigos da Capela não têm onde possam celebrar e participar de uma Santa Missa conforme a Tradição e, também, participar da Catequese e do convívio salutar ali existentes.
É, pois, lamentável que o caminhar de um pequeno grupo de católicos seja cerceado por aqueles que parecem ter ingressado no clero para distorcer o caminhar da Igreja. Que Deus tenha compaixão das almas deles, que eles se arrependam e se convertam enquanto ainda é tempo. E que Deus proteja o Rvdo. Pe. Bráulio Maria e o rebanho a ele confiado das traiçoeiras investidas do Mal. Que Nossa Senhora preserve o Pe. Bráulio e seu rebanho unidos e fiéis aos ensinamentos de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Unamo-nos em oração por esses fiéis perseguidos.
Este caso também será comentado em ISA Notícias