Uma pobre família de apicultores do México, um grupo de abnegadas mães idosas da França, uma comunidade de nativos africanos, uma jovem família dos EUA e um número crescente de padres de vários países que usam batina preta no dia-a-dia, mesmo cientes de estarem “em pleno século 21”, como gostam de dizer os progressistas… O que grupos tão diferentes poderiam ter em comum? Resposta: o amor à Santa Missa na forma em que foi celebrada durante séculos pelos nossos Pais na Fé, e uma humilde e filial esperança de mudanças generosas no pontificado do Papa Francisco.
Ontem foi exibido no canal Mass of the Ages: Latin Mass Trilogy (Youtube), para o mundo inteiro e com legendas em vários idiomas, o 3º episódio do documentário Mass of the Ages. Ele retratou com maestria toda a problemática envolvendo o atual estado semi-proscrito da Missa dita “de São Pio V” ou “tridentina” – praticamente banida pelo Motu Proprio Traditiones Custodes, do Papa Francisco.
Além dos dramas pessoais dos grupos mencionados, marginalizados pelo Vaticano como “foras-da-lei” litúrgicos, o documentário escancara logo no começo a tristeza de uma igreja centenária profanada e transformada num hotel moderno e, mais para o fim, o voluntarismo da Cúria Romana ao restringir duramente o acesso dos fiéis à Santa Missa pré-conciliar sem base empírica suficiente para as alegações levantadas no Motu Proprio. É explicitado, por exemplo, o grande número de relatos positivos que os bispos enviaram sobre as experiências com a Missa de sempre em suas dioceses – superiores até aos relatos negativos, de acordo com o documentário. E também mostra a longa e sacrificada peregrinação das idosas francesas – mães de sacerdotes – para entregar ao Papa milhares de cartas solicitando filialmente a devolução da liberdade que Bento XVI havia concedido através do Motu Proprio Summorum Pontificum a todos os padres e fiéis que desejam apenas poder celebrar a Santa Missa que santificou um tão grande número de almas no passado.
Vale a pena conferir não apenas este último, mas os 3 episódios desta louvável produção: