O Instituto Santo Atanásio convida a todos para irmos rezar juntos o Santo Terço pelas almas do purgatório no Dia de Finados.
É doutrina católica que a oração pelas almas que padecem no purgatório é uma Obra de Misericórdia muito agradável a Deus. Sendo assim, no Dia de Finados a Igreja nos convida a realizar esta caridade para com a Igreja Padecente. Quem quiser rezar conosco, segue nosso horário:
Data: 02/11/2019 (Sábado)
Horário: 15:30
Local: Cemitério São Francisco de Paula – Curitiba – PR
Sobre as indulgências aos finados
Dia 2 de novembro
“Concede-se indulgência plenária, aplicável somente às almas do purgatório, aos fiéis que no dia da comemoração de todos os fiéis defuntos visitarem piedosamente uma igreja ou oratório. Na piedosa visita, ‘se recitam a oração dominical e o símbolo dos apóstolos: Pai-nosso e Creio’” (Manual das Indulgências, n. 67).
De 1 a 8 de novembro (visita ao cemitério)
“Ao fiel que visitar devotamente um cemitério e rezar, mesmo em espírito, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do purgatório. Esta indulgência será plenária, cada dia, de 1 a 8 de novembro” (Manual das Indulgências, n. 13).
Uma indulgência plenária, aplicável somente às almas do purgatório, é concedida ao fiel que:
1) entre os dias 1º e 8 de novembro visita devotamente um cemitério e reza pelos defuntos, ainda que só mentalmente;
2) no dia 2 de novembro visita piedosamente uma Igreja ou um oratório e recita um Pater e um Credo.
É preciso cumprir as outras condições para ganhar indulgência plenária: desapego de todo pecado, mesmo venial, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice (essa oração pode ser um Pater e uma Ave Maria ou outra).
Lembrete: com uma só confissão sacramental pode-se lucrar várias indulgências plenárias, mas cada indulgência plenária requer uma comunhão e uma oração pelo Santo Padre. A indulgência plenária deve ser aplicada a uma alma do purgatório determinada, ainda que seja dizendo “aquela que mais precisa de vossa misericórdia”.
Fonte: Misericórdia e Missa Tridentina em Brasília