You dont have javascript enabled! Please enable it! Aula 01 - Fundamentos Gerais da Mistagogia - ISA Membros

Aula 01 – Fundamentos Gerais da Mistagogia

Anotações da aula

O Alimento Sólido

  • Desejai, como crianças recém-nascidas, o leite não adulterado da palavra, a fim de que por ele cresçais para a salvação (1Pd 2, 2).
  • Dei-vos a beber leite, não alimento sólido, pois não o poderíeis suportar. Mas nem mesmo agora podeis, visto que ainda sois carnais (1Cor 3, 2-3).
  • […] A todos nos toca recomeçar a partir de Cristo, reconhecendo que “não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com “um acontecimento”, com “uma Pessoa”, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva”. (Bento XVI – DEUS CARITAS EST, 12)

Mistagogia: Aprofundar no mistério de Deus!

Mistério:

  • Verdade sobrenatural, cuja compreensão supera a capacidade cognoscitiva do ser humano e é objeto de revelação divina.
  • Esta realidade superior é o Deus de Jesus Cristo.
  • É a plenitude de ser e realidade por excelência.
  • O caráter de superioridade suplanta o de incognoscibilidade e ocultação

Deus:

  • TRANSCENDÊNCIA ONTOLÓGICA (ser): Não faz parte do conjunto cósmico, nem do sistema lógico humano; Evoca a realidade sem comparação para o homem;
  • SUPERIORIDADE AXIOLÓGICA (valor): Realidade que vale mais do que todo o resto; Bondade que irradia sobre tudo que existe. Por isso, atrai irresistivelmente o ser humano; Na sua presença tudo mais é irrelevante;
  • PERSONALIDADE ABSOLUTA: O homem aceita pela sua insignificância ontológica; Aceita como centro supremo de sua vida; Estabelece uma relação como um encontro pessoal; Se percebe que é oferecido um amor pessoal;

Para conhecer Deus, ainda que sua essência seja “incompreensível e inconcebível” (São João Dasmasceno), é necessário o “Olhar da Alma” (Santo Agostinho)

  • Quem não ama não conheceu a Deus, já que Deus é amor (1Jo 4, 8).
  • Nós conhecemos e cremos no amor que Deus teve por nós. Deus é amor: quem conserva o amor permanece com Deus e Deus com ele (1Jo 4, 16).
  • Deus transcende a toda criatura. Por isso, é preciso incessantemente purificar nossa linguagem daquilo que possui de limitado, de proveniente de pura imaginação, de imperfeito, para não confundirmos o Deus “inefável, incompreensível, invisível, inatingível” com as nossas representações humanas (Catecismo da Igreja Católica, 42).
  • Podemos realmente falar de Deus partindo das múltiplas perfeições das criaturas, semelhanças do Deus infinitamente perfeito, ainda que nossa linguagem limitada não esgote seu mistério (Catecismo da Igreja Católica, 48).
  • Mediante a razão natural, o homem pode conhecer a Deus com certeza a partir de suas obras. Mas existe outra ordem de conhecimento que o homem de modo algum pode atingir por suas próprias forças, a da Revelação divina. Por uma decisão totalmente livre, Deus se revela e se doa ao homem. Fá-lo revelando seu mistério, seu projeto benevolente, que concebeu desde toda a eternidade em Cristo em prol de todos os homens. Revela plenamente seu projeto enviando seu Filho bem-amado, nosso Senhor Jesus Cristo, e o Espírito Santo (Catecismo da Igreja Católica, 50).

O que é exigido para o ser humano crer?
Resposta: Fé

O que é a fé?

  • Porque nele a justiça de Deus se revela da fé para a fé, conforme está escrito: O justo viverá da fé (Rm 1, 17).
  • Por uma revelação me foi dado a conhecer o mistério, como atrás vos expus sumariamente: lendo-me, podeis compreender a percepção que eu tenho do mistério de Cristo (Ef 3, 3).
  • Quando São Pedro confessa que Jesus é o Cristo, Filho do Deus vivo, Jesus lhe declara que esta revelação não lhe veio “da carne e do sangue, mas de meu Pai que está nos céus”. A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele. “Para que se preste esta fé, exigem-se a graça prévia e adjuvante de Deus e os auxílios internos do Espírito Santo, que move o coração e o converte a Deus, abre os olhos da mente e dá a todos suavidade no consentir e crer na verdade” (Catecismo da Igreja Católica, 153).
  • (…) crer é um ato autenticamente humano. Não contraria nem a liberdade nem a inteligência do homem confiar em Deus e aderir às verdades por Ele reveladas… Por isso, é ainda menos contrário à nossa dignidade “prestar, pela fé, à revelação de Deus plena adesão do intelecto e da vontade” (…) (Catecismo da Igreja Católica, 154).
  • Na fé, a inteligência e a vontade humanas cooperam com a graça divina: “Credere est actus intellectus assentientis veritati divinae ex imperio voluntatis a Deo motae per gratiam – Crer é um ato da inteligência que assente à verdade divina a mando da vontade movida por Deus através da graça” (Catecismo da Igreja Católica, 155).

Graça (Ato Divino)

  • Ilumina a Inteligência (Ato Humano)
  • Convida a Vontade (Ato Humano)

Mistagogia é aprofundar-se no mistério de Deus, de Fé para Fé!

O que é espiritualidade?

O Deus da paz vos conceda santidade perfeita; e que o vosso ser inteiro, o espírito, a alma e o corpo sejam guardados de modo irrepreensível para o dia da Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5, 23).

  • Corpo (soma): natureza -> Movido por uma causa externa
  • Alma (psiqué): natureza -> Movido por uma causa externa
  • Espírito (pneuma): direto do Criador

Espírito significa a imaterialidade da substância divina e é como chamamos a todas as substâncias imateriais invisíveis (Suma Teológica, I, q.36, a.1 resp).

… os que vivem segundo a carne desejam as coisas da carne, e os que vivem segundo o espírito, as coisas que são do espírito… ( Rm 8, 5-13 )

O Espírito de Deus que move o ser humano

Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gl 2, 20).

Deus age diretamente em quem se deixa conduzir. E este poderá ser chamado filho de Deus.

Caminhos Rumo ao Mistério

  • Oração -> “Pedir a Fé”
  • Eucaristia -> “Sentir o amor”
  • Vida Virtuosa -> Conduzir-se pelo Espírito

Tarefas recomendadas para a próxima aula

  • Ler o livro dos Provérbios
  • Adquirir as Moradas de Santa Tereza.

Conclusão

Vinde, Espírito Santo!
Enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação.
Por Cristo, nosso Senhor, amém.