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QUINTA–FEIRA SANTA: A instituição da Eucaristia e do Sacerdócio pelo próprio Cristo

Jesus Cristo na Santa Ceia: Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Cristão

Na noite anterior de sua morte, momentos antes da traição de seu discípulo chamado Judas, o Maior homem que já pisou na terra, o próprio filho do Deus Criador, instituiu um dos sacramentos mais essenciais e mais misteriosos para a continuidade do reino de Deus e da sua Igreja aqui na terra: o sacerdócio e a Santa Eucaristia.

A Santa Eucaristia

A Eucaristia exprime o que há de mais intenso no amor de Deus e de seu filho pela humanidade, a qual o Próprio filho de Deus se dá em alimento, dando-nos seu próprio corpo e sangue. Ao sacerdote cabe uma das mais belas e misteriosas realizações deixadas ao Cristianismo, o fenômeno sobrenatural da Transubstanciação do Pão e do Vinho transformando-os no próprio corpo e sangue do Cristo (ali já não existe pão e vinho, mas sim o corpo e sangue do Cristo). Todo o centro do Cristianismo se deu durante a história pela Eucaristia que exprime o sacrifício, a comunhão e a presença real do Próprio Senhor Jesus Cristo.

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O verdadeiro sacrifício só pode haver se houver a presença real do Cristo em corpo e sangue e é isso que trás toda a autenticidade da Verdadeira fé Cristã, que só pode ser encontrada na Santa Igreja Católica.

Muitas seitas que se denominam cristãs tentam criar ritos semelhantes em uma tentativa de imitar o verdadeiro altar de adoração e sacrifício deixado por Cristo, no entanto os mistérios e ensinamentos teológicos da história mostram que isso é impossível. Primeiramente, as seitas não tem o sacerdócio e nem a sucessão apostólica para que tal ato seja legítimo e possível. Outro fato é que todas outras denominações cristãs não acreditam de fato na presença real de Cristo na Eucaristia e fazem apenas uma imitação em memória a Santa Ceia realizada por Cristo e os apóstolos. Os escritos evangélicos nos mostram que o Cristo se ofereceu em carne e sangue como cordeiro imolado e pediu que seu sacrifício fosse feito em sua memória e assim a Santa Igreja Católica o conserva milenarmente desde a sua morte conforme comprova os escritos dos primeiros séculos.

Apologética

Segue abaixo dois textos, comprovados como autênticos, dos primeiros séculos do Cristianismo que serve como base apologética e deixa claro que os Cristãos desde o início acreditavam na Presença real de Cristo na Eucaristia. O primeiro trata-se do texto de Santo Irineu de Lião:

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Santo Irineu foi o sucessor de São Potinus, sendo segundo bispo de Lion em 177. Muito jovem, ele estudou sob São Policarpo. Considerado um dos grandes teólogos do segundo século, Santo Irineu demonstrou autoridade e sabedoria para refutar as heresias dos gnósticos.

declarou o cálice, uma parte de criação, por ser seu próprio Sangue, pelo qual faz nosso sangue fluir; e o pão, uma parte de criação, ele estabeleceu como seu próprio Corpo, pelo qual Ele completa nossos corpos.” (Santo Irineu de Lião, Contra Heresias, 180 d.C.)

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“Assim então, se a taça misturada e o pão fabricado recebem a Palavra de Deus e tornam-se Eucaristia, que é dizer, o Sangue e Corpo de Cristo, que fortifica e reconstrói a substância de nossa carne, como podem essas pessoas dizer que a carne é incapaz de receber o presente de Deus que é a vida eterna, quando isto é feito pelo Sangue e Corpo de Cristo, que são Seu membro? Como o apóstolo abençoado diz em sua carta aos Efésios, ‘Nós somos membros de Seu Corpo, de sua carne e de seus ossos’ (Ef 5,30). Ele não está falando de forma ‘espiritual’ e de ‘ homem invisível’,  ‘um espírito não tem carne e ossos’ (Lc 24,39). Não, ele está falando do organismo possuído por um ser humano real, composto de carne e nervos e esqueleto. Isto é este que é nutrido pela taça que é Seu Sangue, e é fortificado pelo pão que é Seu Corpo. O talo da vinha toma raiz na terra e futuramente dá frutos, e ‘o grão de trigo cai na terra’ (Jo 12,24), dissolve, ascende outra vez, multiplicado pelo Espírito de Deus, e finalmente depois é processando, é colocado para uso humano. Esses dois então recebe a Palavra de Deus e torna-se Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de Cristo.”  (Cinco Livros = Desmascarando e Refutando a Falsidade)

“Somente como o pão que vem da terra, tendo recebido a invocação de Deus, não é mais pão comum, mas Eucaristia, consistindo de duas realidades, divina e terrestre, assim nossos corpos, tendo recebidos a Eucaristia, não são mais corruptíveis, porque eles têm a esperança da ressurreição.”    – “Cinco Livros = Desmascarando e Refutando a Falsidade – especificamente a  Gnose”. Livro 4,18; 4-5, cerca de 180 d.C.

O segundo texto trata-se de São Clemente de Alexandria:

São Clemente de Alexandria estudou sob Pantaenus. Ele mais tarde o sucedeu como o diretor da escola de catecúmenos em Alexandria, Egito, por volta do ano 200.

“O Sangue do Senhor, realmente, é duplo. Há Seu Sangue corpóreo, por que nós somos redimidos da corrupção; e Seu Sangue espiritual, com que nós somos ungido. Que significa: beber o Sangue de Jesus é compartilhar sua imortalidade. O vigor da Palavra é o Espírito somente como o sangue é o vigor do corpo. Do mesmo modo, como vinho é misturado com água, assim é o Espírito com o homem. O Único, o Vinho e Água nutrido na fé, enquanto o outro, o Espírito, conduzindo-nos para a imortalidade. A união de ambos, entretanto, – da bebida e da Palavra, – é chamada Eucaristia, digna de louvor e presente excelente. Aqueles que partilham disto na fé são santificados no corpo e na alma. Pela vontade do Pai, a mistura divina, homem, está misticamente unida ao Espírito e à Palavra.” (O Instrutor das Crianças”. [2,2,19,4] + – 202.)

“A Palavra é tudo para uma criança: ambos Pai e Mãe, ambos Instrutor e Enfermeira. ‘Comam minha Carne,’ Ele diz, ‘e Bebam meu Sangue.’ O Senhor nos nutre com esses nutrientes íntimos. Ele nos entrega Sua Carne, e nos dá Seu Sangue; e nada é escasso para o crescimento de Suas crianças. Oh mistério incrível!”. (O Instrutor das Crianças [1,6,41,3] + – 202.)

São Cipriano por volta do anos 258, nos relata e exprime o verdadeiro magistério da igreja: “O padre que imita o que Cristo fez, verdadeiramente toma o lugar de Cristo, e oferece lá na Igreja um sacrifício perfeito e verdadeiro ao Deus e Pai.” 

Para finalizar, coloco um texto do próprio Cristo que falou na Santa Ceia: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”

Então com essa colocação de Nosso Senhor fica claro que só tem a salvação aquele com bebe seu sangue e come do seu corpo e isto, só é possível na Santa Igreja Católica.

Ad Maiorem Dei Gloriam!

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Instituto Santo Atanásio (Curitiba - PR). Associação de leigos católicos que tem por objetivo promover a Fé e a Cultura Católica na sociedade.
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