Fonte da notícia: InfoCatolica
A Comissão Permanente do Fórum de Leigos da Espanha saúda e felicita a todos pela ocasião da Santa Páscoa da Ressurreição.
O Papa Francisco advertiu que “vivemos tempos onde parecem reviver e difundir-se sentimentos que muitos consideravam superados” e indicou que estes sentimentos “com bastante frequência”, inspiram próprios e verdadeiros “atos de intolerância, discriminação ou exclusão”, que “prejudicam gravemente a dignidade das pessoas envolvidas” e seus direitos fundamentais, incluído o próprio “direito à vida” e à “dignidade física e moral”. Todos somos chamados – exortou o Santo Padre – em nossas respectivas funções, a “cultivar e promover o respeito da dignidade inerente a toda pessoa humana”, começando pela “família, mas também nos diversos contextos sociais em que operamos” (1).
É com estes pressupostos e com profunda dor, que erguemos nossa indignada voz de protesto e nosso ato de reparação pelas zombarias que foram proferidas em um programa de televisão em plena Semana Santa contra a Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja e nossa.
Não é assim que se constrói uma sociedade aberta e plural. Não.
Se nos calássemos, as pedras do caminhos falariam…
Que a Virgem Santíssima nestes dias de Páscoa auxilie a todos e a cada um de nós. Também nas palavras do Papa Francisco: “Maria nos defende nos perigos, se preocupa conosco, mesmo quando nós estamos atrapalhados por nossas coisas e perdemos o sentido do caminho, colocando em perigo não só nossa saúde, mas nossa salvação”. Ela “está ali, rezando por nós, rezando por quem não reza. Por quê? Porque ela é nossa Mãe” (2).
A Maria, a quem também reconhecemos como Rainha da Paz, lhe pedimos particularmente por seus filhos que sofrem a guerra, principalmente na Ucrânia, e pelo fim da escalada da violência na Terra Santa.
Segunda-feira de Páscoa, 10 de abril de 2023.
Comissão Permanente do Fórum de Leigos da Espanha
(1) Discurso a los participantes en la “Conferencia Mundial de Xenofobia, Racismo y Nacionalismo Populista”, 20 de septiembre de 2018.
(2) Palabras en la Vigilia de la Solemnidad de la Anunciación, 24 de marzo de 2021.
Curitiba,